Cosmetologia Egípcia

 Os primeiros indícios de maquiagem datam do Antigo Egito, e simplesmente é o batom que hoje conhecemos, porém esse era feito de óxido de ferro. Além disso, os egípcios aprenderam a usar diversos materiais para a confecção de maquiagem, minerais e pedras preciosas eram a base de muitos cosméticos como o khol que era produzido apartir da galena,as sobras coloridas feitasda trituração de malaquita verde,lápis-lazuli,rubi entre outros.

  Utilizava-se também estígmas de flores como açafrão,lírio e algumas pétalas, era comum o sumo de frutas e vegetais que depois de extraídos e misturados a gordura animal ou óleo vegetal era aplicado para coloração dos lábios

Pérolas trituradas eram aplicadas a pelo do rosto para um efeito cintilante e como tratamento rejuvenescedor,ou diluídas em suco de limão para máscaras faciais com o objetivo de atenuar traços de envelhecimento.

            Muitas dos costumes da maquiagem de hoje em dia são de origem egípcia, como por exemplo, delinear os olhos, pintar as pálpebras, os lábios, as bochechas.

            Outro fator curioso é que o perfume também teve origem no Antigo Egito, com os sacerdotes que produziam nos templos os óleos aromáticos utilizados para unção ritual deles próprios e das estátuas. Os egípcios consumiam muito óleos aromáticos para perfumarem seus corpos e protegerem-se do calor escaldante do dia.

            Uma das primeiras mulheres a escrever um livro sobre cosméticos foi Cleópatra, a famosa ultima rainha egípcia da época ptolomaica. Em seu livro podemos encontrar aplicações de argila na face, massagens corporais com óleos aromáticos, banhos de leite de cabra, dentre muitas outras curiosidades dos costumes de beleza das mulheres do mundo antigo.
            fazia parte da higie ter o cabelo e todo o corpo depilado,massagens com óleos aromáticos,cones feitos de gordura animal com perfumes eram usados no topo da cabeça entre as perucas,um tratamento anti envelhecimento muito comum era a mistural de sal,azeite fenos grego espalhado por todo o corpo.
 Diz-se que Cleópatra dormia com uma touca de hematita para manter-se sempre jovem,o que faz sentido já que sabemos o poder da hematita na estimulção sanguínea.
Também uma mistura de sal cristalizado,mel e sândalo era aplicado em todo o corpo e principalmente no seios para manter a pele jovem, seios sempre rijos e aumentar o desejo dos amantes.

Uma análise dos pós cosméticos usados pelos antigos egípcios revelou um nível inesperado de sofisticação na química praticada por eles. Já se sabia que usavam tecnologia baseada em fogo para produzir os pigmentos azuis, mesmo anteriormente a 2500 a.C. Mas análises dos pós cosméticos negros, verdes e brancos demonstraram o alto nível das práticas químicas daquela época. Os pesquisadores identificaram nos pós vários ingredientes orgânicos e minerais. Dois dos ingredientes minerais, a galena e a cerusite, ocorrem normalmente na natureza e eram triturados. A surpresa, porém, veio da laurionita e da fosgenita, compostos que raramente ocorrem na natureza. Eles são achados quando artefatos de chumbo são atacados pela ação da água do mar. Ou, no caso da fosgenita, o composto também pode ser achado quando minerais que contenham chumbo ficaram expostos a águas carbonatadas e cloradas. Os pesquisadores afastaram a hipótese de que os materiais tivessem sido extraídos das escassas fontes naturais, pois eram muito
abundantes nas amostras cosméticas preservadas. Eles chegaram à conclusão de que os egípcios eram capazes de sintetizar artificialmente os compostos. Para provar a tese, seguindo receitas documentadas por autores clássicos, os técnicos reconstruíram o processo que provavelmente os egípcios usavam. Ele consistia em fazer uma mistura aquosa contendo óxido de chumbo, sal-gema e às vezes natrão, a qual era filtrada e o procedimento repetido diariamente durante várias semanas. O processo foi recriado em laboratório usando-se óxido de chumbo e pós de sal imerso em água não carbonatada. O precipitado resultante foi identificado com sucesso como laurionita. O mesmo processo na presença de carbonato produziu fosgenita. Uma vez que os procedimentos requerem operações repetitivas, a manufatura de tais compostos revelam um nível previamente desconhecido de sofisticação da química egípcia antiga.
      RECEITAS:

para manter a pele sempre jovem:

1 colher de sopa de Feno Grego
1 colher de sopa de sal cristalizado(sal grosso)
1/2 copo de azeite de oliva extra virgem (melhor possível)

Modo de fazer;
Triturar o feno grego e misturar tudo,espalhar por todo o corpo e deixar por aprox.20min.
Depois retirar com água fria sem sabonete.
Pode ser feito uma vez por semana.

máscara para reduzir rugas:

Um punhado de pérolas ou botões de madre-pérola
1limão

Modo de fazer;

Colocar em um copo os botões e espremer o limão de forma que o suco cubra todos,deixar na geladeira até virar um creme,aplicar no rosto e deixar secar,depois retirar com água fria.
Obs.: durante o tempo que estiver com a máscara não pode falar ou rir,ficar em repouso absoluto para não partir.

para os seios:

50gr de sândalo em pó encontrado em casa de produtos religiosos_
2 colheres de sopa de mel
1 clara de ovo

Modo de fazer:

Misturar o mel o sândalo e a clara depois aplicar nos seios em movimentos circulares e para cima,deixar por 20min. depois retirar com água fria apenas.

para o rosto;

1 colher de argila
1 colher de mel
1 colher de óleo de oliva extra virgem
1 clara de ovo

modo de fazer:

Misturar tudo aplicar no rosto e deixar até secar,retirar com água fria.
Obs.:o óleo de oliva pode ser alternado com,óleo de amendoa doce,rosa mosqueta,argana
Atenção é importante ler a composição do óleo,nunca utilize óleo mineral na pele.

Para ter uma pele sempre translúcida triturar pérolas ou botões de madre-pérolas até formar um pó bem fino como talco,aplicar no rosto,pernas e braços.

Baton sem chumbo:

Estígmas de açafrão (o mesmo utilizado na culinária)

Manteiga de cacau

Mode fazer:

Triturar os estígmas e misturar com a manteiga de cacau,depois é só aplicar como baton comum.

Aplicar sempre no rosto e corpo água de rosas,flor de laranjeira e água de flores.
Basta colocar em um vaporizador e usar antes de dormir.

Nota:
O Feno Grego os estígmas de açafrão e as águas de flores podem ser encontrados nas Casas Pedro e os óleos verdadeiros em casa de produtos para fabricar perfumes.

Tags: , , , , , , , , , , , ,

3 Responses to “Cosmetologia Egípcia”

  1. Lu Botelho Says:

    Valeu as dicas amado!
    Eu sabia que aquela doida da Cléo fazia mandinga para se manter jovem. Tão jovem que morreu esticadinha neh?!…
    Bjossss

  2. leila maria da costa alves Says:

    Cris muito interessante esse blog de cosmeticos. Eu sei que os egipcios sempre tiveram uma grande sabedoria, basta mencionarmos a técnica da mumificação, que até hoje com todas as pesquisas feitas ainda nao conseguiram descobrir formula certa de como era feita. Eles eram voltados muito para a beleza do corpo e tb do espirito. Gostei das receitas principalmente a da pérola, que é tão bela que realmente so pode ter um efeito maravilhoso na pele. Esse feno grego como posso conseguir. Aqui em Petropolis acredito ser difico de acha-lo, não conhecia. Toda as dicas foram fundamentais para aumentar meu interesse em melhorar a beleza, muito legal. Eu amo de paixao as coisas egípcias. Sempre foi a parte da Historia que mais gostei e gosto. Beijocas
    Quero fazer todas essas receitas, depois direi como foi o resultdo ok?

  3. Circe Aguiar Says:

    Chris, informações super úteis. Como você, sempre gosto de optar pelo caminho da natureza.
    Aprendi demais, hoje aqui, sobre a cosmetologia Egípcia. Sempre aprendo tanto com você!
    O melhor de tudo é poder vir aqui sempre que eu precisar fazer uma consultinha.
    O feno grego tem um aroma delicioso. Super diferente de qualquer coisa que ja exista no mercado de cosméticos atualmente.
    Estou louca para experimentar a máscara de madrepérola. Prometo não mover nenhum milimetro de expressão facial durante a aplicação.
    Depois venho aqui e conto o resultado.

Deixe seu Comentário